Desenvolver ações de educação para levar conscientização para os maceioenses é um dos eixos de atuação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Desde 2013, o órgão realiza campanhas educativas em parceria com o Projeto Vida no Trânsito, uma iniciativa que, recentemente, foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) pela redução de mortes no trânsito do Brasil.

Maceió ficou em 6º lugar no ranking das capitais que mais se engajaram no programa, o que ajudou a trazer este reconhecimento internacional para o País, superando a meta inicial de reduzir em até 40% o número de óbitos nas vias, ficando com 41,9%. “Superar a meta estabelecida pela ONU é uma grande conquista para Maceió e para o povo maceioense, pois isto significa que menos pessoas tiveram suas vidas tiradas em decorrência de acidentes no trânsito. O Projeto Vida no Trânsito conseguiu otimizar as ações que são desenvolvidas pelo órgão, mostrando resultados mais precisos e que vem proporcionando maior segurança viária para a população”, declara Antônio Moura, gestor da SMTT.

Por meio do Projeto, é realizado um levantamento de dados com uma maior riqueza de detalhes sobre os acidentes de trânsito que ocorrem na capital, levando em consideração o local, o condutor e o que provocou o sinistro. Com essas informações mapeadas, a Diretoria de Educação de Trânsito da SMTT, consegue elaborar atividades educativas mais eficazes, voltadas para públicos específicos com o objetivo de reduzir o número das ocorrências.

As ações mais comuns realizadas pelo órgão têm como foco trabalhar a conscientização dos condutores em relação ao consumo de álcool e direção, e o excesso de velocidade nas vias, além de elaborar atividades voltadas para o público que trabalha profissionalmente com transporte, a exemplo de taxistas e motoristas de ônibus. A SMTT também registrou um aumento na solicitação de palestras educativas por parte de empresas e instituições de ensino, impulsionando o alcance de informações para a população e, consequentemente, diminuindo o número de óbitos nas vias.

A diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande, comemora o resultado e destaca a importância do programa para Maceió. “Ter o Projeto Vida no Trânsito como parceiro para trabalhar a educação viária do cidadão, foi uma das melhores coisas que já aconteceram para a diminuição de mortes nas vias da cidade. Com as ações que executamos, especialmente as com crianças, a gente consegue fazer com que os pequenos se tornem multiplicadores de informação e repasse aos seus responsáveis. A SMTT continuará desenvolvendo ações com diversos públicos, diminuindo cada vez mais o número de óbitos e até tornar Maceió como o município com menos mortes no trânsito do Brasil”, ressaltou.

Sobre o projeto Vida no Trânsito

O Projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. Criado em 2010, o programa está em atividade em 26 capitais e de outros 26 municípios do País, com o envolvimento de diversas instituições Estaduais e Municipais das áreas de saúde e de trânsito, que tem como meta principal a redução de 50% no número de óbitos por acidentes de trânsito até 2020.

FONTE: TNH1